09/01/08

O Caminho do Coração

O Caminho do Coração: esta é a minha homenagem a Rumi.
Criador do Sufismo - caminho do êxtase Dervish -, nasceu em 1207 em Balkh (território do Afeganistão), e para além de brilhante teólogo, é um dos poetas persas mais venerados de todos os tempos.
Porque fui Sufi noutros tempos, ainda vibra nas minhas células o brilho do êxtase e da plena comunhão com a Fonte Divina, na completa assunção e reconhecimento da minha parte de Deusa e Deus.
Rumi, deixou-se embeber completamente dessa energia que permeia todas as realidades. Sendo homem desta terra, como Mestre Sufi nunca esteve fechado na sua torre de marfim, pelo contrário ele entregou-se à humanidade inteira, amando e vibrando com cada pulsar do mundo.
E ofereceu-nos esse Estar, esse Sentir, esse Viver nas suas poesias. Entrego aqui algumas, esperando que, a quem me lê, desperte a curiosidade sobre o seu Caminho do Coração:
Quote
I
Porque deverei eu estar na Procura?
Sou o mesmo que ele.
A sua essência fala através da mim.
Tenho andado à procura de mim mesmo!
II
Olhando a minha vida
Apenas vejo Amor
Foi a companhia da minha Alma
e do ponto mais profundo de mim,
a minha Alma grita:
Não esperes, rende-te,
em nome do Amor!
III
Se não fores capaz de sentir a fragrância do Amor,
Se não estiveres disposto a despir-te
Não entres na corrente da Verdade.
Fica onde estás.
Não venhas até nós.
IV
O mestre, cheio de Doçura,
Tão ébrio do seu Amor, está desmemoriado.
"Mestre, dás-me um pouco da tua doçura?"
"Não tenho nenhuma", diz ele
desconhecendo a sua riqueza.
Unquote
Nestes versos, Rumi permanece vivo na sua quintessência de Amor e através deles banha a Humanidade do brilho da Fonte.
Através destes versos, conversamos longamente e deixo-me entrar nessa espiral de Luz que me liga, em simultâneo, ao Céu e à Terra, através do meu Caminho do Coração!
Bem hajas, Rumi!

Sem comentários: